Em assembleia, policiais civis decidem realizar Movimento Polícia Legal

Assembleia do Sinpol na capital maranhense

Os policiais civis deliberaram pela deflagração do movimento “Polícia Legal” a partir do dia 08 de janeiro de 2018. A proposta da operação PCMA LEGAL foi votada, nesta sexta-feira (1º), em Assembleia Geral Extraordinária realizada pelo Sindicato dos Policias Civis do Maranhão (Sinpol/MA), em três cidades (São Luís, Timon e Imperatriz).

Diretores sindicais

Na Assembleia, a diretoria do sindicato reforçou que vem discutindo desde o inicio do ano com representantes oficiais do governo, deputados estaduais, com o vereador Sá Marques, e promotores, a implantação do projeto “Valorizar é Preciso”.

Em seguida, o presidente do Sinpol/MA, Elton Neves, fez uma breve explanação de como funciona a Polícia Legal, relatando experiências e dificuldades do movimento ocorrido em outros Estados. “A Operação PCMA Legal é um instrumento eficaz e legal para que possamos cobrar do Governo do Estado e Secretaria de Segurança Pública, como primeiro recurso, o reconhecimento pelos nossos trabalhos, que merecemos e que não nos tem sido dado, mostrando que os números das estatísticas não revelam em que condições são alcançadas”, disse.

Assembleia do Sinpol em Timon

No interior, as Assembleias mostraram a força e indignação dos profissionais da segurança contra o Governo do Estado. Ao promover reuniões em Timon e Imperatriz, o Sinpol/MA cumpre uma promessa de campanha, que é a descentralização das Assembleias, levando o debate de ideias sobre as ações do sindicato a um maior número de pessoas.

Assembleia do Sinpol em Imperatriz

Diante da insatisfação da categoria com o Governo do Estado, a decisão da Assembleia foi unânime e referenda a posição tomada pelos delegados sindicais em reunião com o Sinpol/MA, realizada no dia 26 de outubro, em São Luís.

Policiais e sindicalistas querem que o Estado faça, não apenas a adequação salarial dos EPC’s, IPC’s e Comissários, mas também a diminuição da disparidade salarial existente entre todos os cargos, tornando-os mais próximos no que tange a valorização de cada profissional.

O Sinpol/MA disponibiliza o Manual da Operação da PCMA LEGAL com todas as regras da operação, bem como todos os expedientes necessários para o policial se respaldar na recusa de fazer qualquer coisa que seja contrária a sua atribuição ou à lei.

2 comentário sobre “Em assembleia, policiais civis decidem realizar Movimento Polícia Legal

  1. Motorista da Polícia Civil do Maranhão (MPC).

    Acreditamos muito na força do Sindicato (SINPOL), que, através da seu poder de organização e agrupamento estável, reúne as subcategorias que formam a Polícia Civil do Maranhão. Acreditamos, também, que desde a sua fundação, representa a forma histórica de organização e representação dos trabalhadores e das suas lutas, cuja mesmas vêm sendo construídas e reivindicadas por décadas; lutas essa que são contrárias a exploração do trabalho por parte do capital e dos interesses político-partidários.
    Acreditamos que essa organização seja o porto seguro que nos garante conquistas em tempos de crise e nos ajuda a ampliá-las em tempos de crescimento econômico e político.
    Sabemos que é um sindicato estruturado e com as subcategorias em uma só unidade que nos mantém firme.
    Acreditamos, em igualdade de direitos!

  2. João José Barbosa de Araújo disse:

    Eu não estive na assembléia, por ter tido um plantão muito complicado, no dia anterior. Más, tiver algum epc, ou ipc, que possa me dizer o que teve na assembléia em favor dos motoristas/policiais, ficaria muito agradecido. Um abraço a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *