Seminário reúne peritos criminais em São Luís

A diretoria do Sinpol/MA participou do 1º Seminário da Perícia Oficial do Maranhão – Perícia Criminal: a lente da justiça. O evento, organizado pela Associação de Polícia Técnico-Científica do Maranhão (Apotec-MA), com o apoio do Sinpol/MA, objetivou apresentar à sociedade o trabalho dos peritos criminais, enquanto profissionais que exercem função essencial à justiça.

O seminário teve como público alvo os operadores do Direito, além de estudantes de cursos de Farmácia, Medicina, Biomedicina, Engenharia, Ciências da Computação, Contabilidade, Química e outros.

Na ocasião, o presidente do Sinpol/MA, Elton Neves, afirmou que o seminário foi uma ideia inovadora para a instituição. “Seminários como esses fazem a perícia maranhense ser conhecida na comunidade”, disse.

Érica Brito – Presidente da Apotec-MA

Para Érica Brito, presidente da Associação de Políca Técnico Científica do Maranhão (Apotec/MA), a realização do seminário foi um marco dentro da Polícia Civil e da Perícia Oficial no Maranhão. “Debater ciência, mostrar a produção científica dos peritos oficiais do Maranhão, é importante para a sociedade conhecer o trabalho pericial. É importante para polícia o que de fato, dentro da prova material, prova pericial, pode ser pedido dentro das nossas possibilidades científicas. E trazer peritos oficiais de outros estados para difundir ciência, de certa forma, além de os próprios colegas estarem atualizando conhecimento, a gente está proporcionando isso para a sociedade, para os estudantes do Maranhão”, declarou.

O Superintendente da Polícia Técnico-Científico (SPTC/MA), Miguel Alves da Silva Neto, destacou a importância do trabalho conjunto entre Apotec e Sinpol. “A gente enxerga como um avanço muito grande, não só para a Polícia Civil, mas para sociedade como um todo, haja vista que o evento também foi aberto aos estudantes, à toda comunidade. Demonstra também um amadurecimento muito grande, por parte da Associação da Polícia Técnica, tendo em vista que trouxe para a comunidade todos os trabalhos que os peritos, hoje, realizam no Estado do Maranhão. E a prova maior desse amadurecimento, é que esse evento também conta com o grande apoio do Sinpol/MA, que também vem enxergando a importância e a necessidade de reconhecimento de valorização dos peritos oficiais”, ressaltou.

Segundo Anne Kelly Bastos Veiga, ex-presidente da Apotec/MA, foram dois dias de atividades em palestras dedicadas a esmiuçar cada detalhe no que tange as perícias criminais. “Eu vejo mais como uma contribuição para a sociedade em geral. No primeiro seminário, conseguimos congregar vários ramos da criminalística, medicina legal, odontologia, mostrando para a comunidade maranhense um pouquinho do trabalho da potencialidade que os peritos podem desenvolver e estar contribuindo para a solução de um crime”, pontuou.

Estiveram presentes no encerramento do evento o diretor-administrativo, Thelso Bruno, e a diretora-jurídica, Ruth Reis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *