Sinpol-MA forte e atuante no interior: diretoria encerra ciclo de visitas às regionais

Com visitas às unidades regionais de Açailândia, Imperatriz, Balsas, São João dos Patos, Pedreiras e Chapadinha, foi encerrado, nesta quarta-feira (02/08), o ciclo de atividades dos diretores do Sinpol-MA nas delegacias do estado.

Participaram dos diálogos com os Policiais Civis, o presidente do Sinpol-MA, Elton Neves, o secretário geral substituto, Jorge Campos, e a diretora de Assistência Social, Roseane Sodré.

O Sinpol-MA esteve presente nas regiões Tocantina, Leste Maranhense e Médio Mearim, apresentando ações e demandas do sindicato como: campanha de valorização da polícia civil, eleição de delegado sindical, mudanças no estatuto da instituição, efetivo policial, e estrutura das delegacias.

Um número expressivo de policiais, inclusive, muitos deles lotados em unidades policiais de cidades vizinhas, pertencentes às regionais, participaram do encontro.

Escolha de Representantes Sindicais

Durante a conversa com os policiais, foi reforçado a importância de eleger um representante sindical.

Para Joyce Ciriaco, escrivã de polícia de Balsas, o delegado sindical exercerá um importante papel de interlocutor dos policiais civis com a diretoria do sindicato. “O interior se via um pouco esquecido. E, a partir do momento, em que conseguimos essas informações diretamente com as pessoas responsáveis, que estão na frente das negociações, ficamos mais por dentro das ações em prol da categoria. A gente espera que o sindicato continue agindo em nosso favor”, declarou.

Delegados eleitos:

Açailândia: Patrícia Fontes

Balsas: Joyce Ciriaco Gomes

São João dos Patos: Glenda Vieira

Chapadinha: Itamar Macêdo

A regional de Pedreiras definirá, em breve, o seu representante sindical. Em Imperatriz, o diretor de integração classista, Vinícius Lima, é o representante sindical da região.

Aprovação

A escrivã de polícia de São João dos Patos, Glenda Vieira, aprovou a iniciativa da diretoria do Sinpol-MA em visitar as regionais do estado. “Eu achei ótima, uma experiência maravilhosa. Ainda não tinha visto isso, durante o meu tempo de polícia. Espero que aconteça mais vezes, essa participação, que envolve muita gente, e acho que acrescenta muito para a Polícia”, disse.

O investigador de polícia do município de Chapadinha, Geraldo Freitas, destacou a atuação do Sinpol-MA no que se refere às questões relacionadas a categoria. “Eu percebi que o Sinpol, ultimamente, tem se preocupado muito com as regionais, com os policiais civis do interior. Antes, se limitava tudo a capital. Agora, é diferente. A diretoria do sindicato passa aqui pela terceira vez. É uma gestão presente, muito motivada a defender a classe”, afirmou.

Novas filiações

Nestas três semanas de visitas, mais de 20 filiaram-se ao Sinpol-MA para somar forças nas lutas em prol da categoria.

Roseane Sodré, diretora de Assistência Social do Sinpol-MA, assinala que as novas adesões demonstram confiança na nova Diretoria do Sinpol-MA. “O trabalho desenvolvido pela diretoria, em aproximar o sindicato e a base, está gerando novas filiações. A união é fundamental para engrossar a luta pela Valorização da Polícia Civil”, ressaltou.

Gestão participativa

Com esta última rodada de visitas, o Sinpol-MA alcançou, de forma inédita, a marca de 18 regionais visitadas, no interior maranhense.

Segundo o presidente do Sinpol-MA, Elton Neves, ouvir a base fortalece o trabalho da Polícia Civil. “Quando nós propusemos a sermos os representantes da categoria, uma das reivindicações dos policiais, que estão lotados no interior, era que houvesse maior atenção, porque eles sempre se sentiram meio esquecidos, a nível de administração do sindicato. Então, nós resolvemos inovar, fazendo visitas a todas as regionais, para debater o plano de valorização, e também acompanhar mais de perto a realidade de cada regional, ouvindo as principais reivindicações e dificuldades vividas pelos policias civis nas unidades de trabalho. Vamos continuar mantendo esse contato com a classe, onde quer que ela esteja”, assegurou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *