Sinpol vistoria novas instalações da delegacia de Barreirinhas e cobra mais medidas de valorização da categoria

Em maio deste ano, durante a comemoração dos 209 anos da Polícia Civil, o governador Flávio Dino (PCdoB) declarou que estava sendo iniciado um esforço para recuperar todas as delegacias de polícia do Maranhão. De lá pra cá, algumas unidades policiais passaram a receber serviços de reforma. Outras foram construídas e entregues, como o Complexo Policial da área Itaqui-Bacanga, a delegacia de Barreirinhas e a delegacia regional de Santa Inês.

O problema estruturante das delegacias é histórico, mas o Sinpol/MA reconhece os avanços em infraestrutura no atual governo, que só estão acontecendo após inspeções sindicais nas unidades, objetivando averiguar a realidade do dia a dia profissional de toda categoria.

Nova sede da delegacia de Barreirinhas

Na delegacia de Barreirinhas, a diretoria do sindicato constatou alguns problemas, em visita realizada no dia 29 de novembro. A nova delegacia do município, entregue pelo Governo do Estado no dia 13 de outubro, apesar de apresentar condições físicas um pouco melhores, não está adaptada para a atividade policial. Salas insuficientes, além da falta de móveis e equipamentos, foram alguns dos problemas encontrados pelos sindicalistas.

Por falta de móveis, impressora fica no chão

Parte da mobília foi doada pelo Poder Judiciário e Ministério Público. Ainda assim, não foi suficiente para o apoio de vários objetos, a exemplo da impressora, que fica no chão da sala.

Pátio da delegacia de Barreirinhas abarrotado de veículos

O pátio da delegacia, local utilizado para armazenar veículos apreendidos, está lotado.

População espera por atendimento na nova delegacia

O quadro de pessoal da unidade, para atender uma população de 64 mil habitantes, é composto por um delegado, um escrivão de polícia e seis investigadores. Desse total de investigadores, dois deles, por semana, dão cumprimento aos trâmites internos e de rua.

Antigo prédio da delegacia de Barreirinhas

Mas para o que era antes, melhorou muito. Basta voltar no tempo, e as lembranças não são nada boas. A delegacia, que funcionava em prédio alugado, não tinha estrutura capaz de prestar um atendimento adequado ao cidadão. Hoje, funciona em prédio próprio.

Apesar dos problemas encontrados, os quais esperamos que sejam resolvidos em breve, o Sinpol/MA parabeniza o Governo do Estado pela entrega da nova delegacia de Barreirinhas, assim como a determinação da reforma e construção de outras unidades policiais, e aproveita a oportunidade para lembrar outras medidas de valorização do Policial Civil, que precisam ser atendidas, como a correção da disparidade salarial.

A categoria, governador Flávio Dino, clama por um ajuste digno dentro da Polícia Civil. Por isso, o Sinpol/MA acredita na sua sensibilidade, e, em forma de apelo, reforça a importância de diminuir as distorções salariais. Entendemos que é chegado o momento de colocar a remuneração dos Policias Civis na lista de prioridades da gestão da Segurança Pública.

RECONHECIMENTO

Diretoria do Sinpol dialoga com promotor de justiça

A inspeção do Sinpol na delegacia coincidiu com a vistoria de rotina do Promotor de Justiça, em Barreirinhas, Guilherme Goulart Soares. Ele parabenizou o sindicato pelo trabalho de visitas às unidades policiais do interior e da capital. “Vejo que o Sinpol/MA tem feito um trabalho muito atuante na melhoria da estrutura, da forma de trabalho, de pessoal, de mão de obra da Polícia Civil. É um trabalho que tem que ser feito, realmente, de forma bastante forte. Temos no Maranhão, hoje, bons homens trabalhando, fazendo o triplo do serviço que seria, humanamente, impossível, mas que, infelizmente, é da realidade da estrutura da Polícia Civil. Fico satisfeito de ver que o sindicato está nessa luta para melhorar o serviço da Polícia Civil, a polícia de inteligência, que é um serviço fundamental para o cidadão no combate a violência”, ressaltou.

A Diretoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *