Sinpol/MA realiza o 1º EDS – Encontro de Delegados Sindicais

 

 

A luta do Sinpol/MA por melhorias para a categoria ganhou novos aliados com os delegados sindicais. Escolhidos em julho e agosto deste ano, durante a visita da diretoria do sindicato nas dezoito regionais do interior do Estado, eles participaram, nesta quinta-feira, 26, do 1º Encontro dos Delegados Sindicais do Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão, realizado em São Luís. O evento teve como objetivo estreitar os laços com os colegas eleitos e debater os pleitos dos Policiais Civis.

Participaram delegados sindicais de Barra do Corda, Rosário, Itapecuru-Mirim, Chapadinha, Pedreiras, Santa Inês, Timon, Caxias, Presidente Dutra e São Luís, além do presidente do Sinpol/MA, Elton Neves, do vice-presidente, José Rayol Filho, do diretor Administrativo, Thelso Bruno, do diretor de Relação Intersindical, Luís Guilherme, do diretor de Formação Sindical, Neto Waquim, e da diretora de Assistência Social, Roseane Cunha.

O encontro foi realizado em dois turnos. Pela manhã, houve a discussão da reforma do Estatuto do Sinpol/MA,  uma das propostas de campanha da atual gestão, como a realização de assembleias regionalizadas; eleições no interior, com a disponibilização de urnas regionais; redução do número de dirigentes sindicais, entre outros temas. No período da tarde, os diretores e delegados discutiram sobre possível adesão ao movimento “Polícia Legal”.

O diretor de Formação Sindical, Neto Waquim, foi o responsável por apresentar a proposta da Polícia Legal, abordando a necessidade de despertar a consciência dos Policiais Civis no combate aos abusos praticados contra os servidores. “A Polícia Legal é o caminho inevitável a se seguir. Infelizmente, é uma maneira de sermos ouvidos pelo governo, e que, dessa forma, possamos construir uma polícia civil estruturada e fortalecida. Que nós, enquanto policiais civis, dentro de nossas atribuições, possamos ser valorizados, e, principalmente, sermos reconhecidos pela sociedade. Só quem ganha é a sociedade”, ressaltou.

Na oportunidade, o presidente do Sinpol/MA, Elton Neves, destacou a importância do delegado sindical para a categoria do Policial Civil. “Concretizamos mais um dos nossos projetos, que foi a realização do 1º Encontro de Delegados Sindicais. É um formato novo e mais democrático que trará maior participação e integração da categoria nos anseios dos Policiais Civis”, disse.

O encontro foi muito elogiado pelos presentes destacando o empenho do Sinpol/MA, ao reunir seus delegados para definir os caminhos a serem tomados pela classe para os próximos meses.

Segundo Jéssica Ribeiro, Escrivã de Polícia de Itapecuru Mirim, a reunião abre espaço para que cada representante regional levante os principais problemas de seu local de trabalho e junto com o sindicato buscar soluções. “A gente vê que o Sinpol está com outra cara. O Sindicato está chamando a classe para participar, para construir junto, e mostra que o Sinpol está do lado da categoria”, parabenizou.

De acordo com o Investigador de Polícia Adalto Bandeira, lotado na delegacia Regional de Santa Inês, o delegado sindical terá a missão de fomentar multiplicadores para a valorização da Polícia Civil. “Fomos convidados pelo sindicato. De pronto, atendemos o chamado. A gente acha importante esse relacionamento com a categoria do interior. Foi muito proveitoso. Vamos levar para os companheiros de Santa Inês as informações, para nos organizar e termos coragem para enfrentar as adversidades e lutar por um objetivo comum que é a defesa da categoria” pontuou.

Angela Rosas, representando os policiais civis aposentados, participou do encontro. Para ela, a iniciativa de promover o debate amplia o relacionamento do Sinpol/MA com os policias civis. “Daqui surgirão ideias que levará a categoria a adquirir o seu interesse maior, que é a união, os benefícios, as vantagens, em prol de toda a classe, que há muito tempo vem tentando se organizar de alguma forma”, salientou.

As pautas discutidas no encontro serão apresentadas em Assembleia Geral, no dia 01 de dezembro. Em breve, divulgaremos mais detalhes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *